17 de fev. de 2010

Placas de Recuperação da Radix

A Radix (http://www.radixdobrasil.com.br/) fabrica uma série de placas para a recuperação de dados. Com uma placa dessas instalada no micro, se algo de errado acontecer – como um ataque de vírus – você poderá recuperar seu disco rígido para o ponto em que ele estava antes de o problema ocorrer. É similar ao utilitário de Restauração do Sistema que acompanha o Windows XP, só que a vantagem é que, como o sistema é baseado em uma placa que você instala no seu micro, mesmo que o Windows fique corrompido e não carregue, você pode recuperar os dados, o que não acontece com o utilitário que vem com o Windows XP.

Existem vários modelos: MLP, MLP laptop, SLP, SLP remote e LPE. Os modelos MLP permitem a criação de vários pontos de restauração, enquanto os modelos SLP permitem a criação de apenas um ponto de restauração. Um ponto de restauração é uma imagem é que é feita do seu disco rígido para o processo de recuperação. Quando ocorre uma pane, a placa volta o seu disco rígido para o estado em um dos pontos de restauração gravados.

O modelo laptop é USB (os demais modelos são PCI) e oferece uma segurança extra, pois se ele não estiver ligada em uma porta USB do seu notebook após a sua instalação, o usuário não tem acesso aos dados do notebook (não dá para carregar o sistema operacional). Já o modelo remote permite que o micro seja gerenciado remotamente através da rede.

Avaliação

Nós recebemos estas plaquinhas para testes e achamos o modelo LPE uma "mão na roda" para escolas, faculdades, cyber cafés e LAN houses. Com este modelo instalado, basta você reiniciar o micro para que o sistema fique exatamente igual a como ele estava instalado antes de você ter instalado a placa. Ou seja, o usuário pode sair instalando programas e modificando o micro à vontade, bastando você reiniciar o micro depois que o usuário for embora para que tudo volte a estar como antes.
A instalação é extremamente simples. Primeiro você tem que entrar no setup do micro e desabilitar a proteção contra vírus caso esteja habilitada para a placa poder ter total acesso ao disco rígido. Em seguida, ao dar o boot no micro, aparecerá um menu perguntando se você deseja instalar a proteção LPE agora ou mais tarde. Basta selecionar "Install Now" e a tela de configuração da placa será apresentada.

Nesta tela de configuração você tem as seguintes opções:

  •  Protect: Selecione a partição que você deseja proteger contra modificações.

  • Recovery Mode: Faz com que o disco rígido seja recuperado após x dias, onde o número de dias é configurado na opção "Recover Data After". Mantenha em "00" para que a placa recupere o disco rígido a cada vez que você der boot.

  • Open Mode: Esta opção deve ser selecionada quando você quiser fazer alguma alteração no disco rígido como, por exemplo, instalar algum novo programa. Caso você não use essa opção, o programa que você instalou será desinstalado na próxima vez em que você reiniciar a máquina.

  • Uninstall: Desinstalar a placa do sistema. Esta opção deve ser usada caso você não queira mais usar o produto, antes de remover a plaquinha do micro. Só tirar a plaquinha do micro não é o suficiente, já que o disco rígido estará configurado para ser protegido por ela.
Na guia Advanced há uma opção bem interessante para recuperar o conteúdo da memória CMOS (memória de configuração da placa-mãe). Caso o micro pegue um vírus que apague o conteúdo da memória CMOS, a placa consegue recuperar o conteúdo da memória de configuração automaticamente. Mas para isso você precisará marcar a opção "Automatically Recover" no campo "CMOS Setup".
Por fim, você deve ir na guia Others e configurar a senha do administrador. Se você não fizer isso algum usuário engraçadinho pode entrar no menu de configuração da placa e bagunçar o coreto.
Na guia Others há ainda uma opção (Display Self-Made Picture) para você configurar uma imagem que será carregada quando o micro for ligado. Opção bem interessante para você colocar a logomarca da sua escola, faculdade ou LAN house.

 Fonte: www.clubedohardware.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário